Subindo a rua e virando no encontro com a Avenida Paraná, temos um calçadão, daqueles pavimentados com pedrinhas em mosaico, imitando a Europa. Com o aumento do fluxo de automóveis, ficou difícil a guerra entre pedestre e carro. Daí, foram criadas vias separadas.
No Paraná, a ideia chegou por volta dos anos 70. Em Londrina, a produção cafeeira fez com que a cidade se povoasse muito em pouco tempo. O plano diretor desenvolveu tudo funcionando ao redor da igreja matriz.
A Avenida Paraná era a principal ligação com Cambé e Jataizinho. Sendo assim, tornou-se o foco das relações comerciais. Depois de um tempo, foi a primeira rua a ser fechada para uso exclusivo de pedestres – facilitando o comércio e interação das pessoas com o espaço urbano.
Isso permaneceu. Em 2019, ainda é possível andar pelo calçadão da Paraná e lá encontrar os famosos orelhões da Sercomtel que imitam as cabines telefônicas de Londres - e são cartão postal da cidade! - as cores, cheiros e sabores. Tudo sob o pavimento de pedrinhas pequenas que serve de palco para inúmeras histórias!
GUEDES, Silvana Muniz. As transformações no calçadão de Londrina: elementos para a construção de identidade. História & Ensino, v. 18, n. esp, p. 55-72, 2012.
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